28.5.08

PALCO PRIVADO


EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE DÉLIA DE CARVALHO
06 DE JUNHO A 13 DE JULHO

“Desenho e pinto apenas pessoas, sem adereços ou cenários. São eles que ocupam um lugar central nas minhas opções estéticas, pois afinal são eles também o primeiro referente que habitamos, lugar das projecções mais significativas do nosso imaginário. Interessa-me captar através do rosto/corpo as tensões emocionais e sexuais. Crio personagens andróginas com uma identidade sexual algo ambígua. Surgem-nos numa postura inquietante, estática, por vezes frágeis, outras vezes seguras e fortes, mas quase sempre a olharem expectantes para fora do quadro, como quem espera uma resposta em atitudes de confronto para consigo e para com os outros. São como espelhos de uma alma que o corpo procura velar e esquecer. São o palco das projecções mais íntimas, um lugar privado onde se revelam emoções e impulsos”.

BIOGRAFIA
Délia de Carvalho, nasceu em Chatillon, Paris em 1975. Fez o Bacharelato em Desenho na Escola Superior Artística do Porto (E.S.A.P.) e a Licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos (E.S.A.D.). Em 2005, foi discente do Curso de Desenho de Figura Humana na Escola Superior Artística do Porto – Extensão de Guimarães (E.S.A.P.).
A pintura assume um papel preponderante na sua vida a partir de 1999, sendo a ideia corpo o seu objecto de pesquisa plástica, assumindo uma linguagem pictórica expressiva de arrojados nus, desenho rápido, agreste e sensual. As suas obras mais recentes denunciam uma visão mais intimista, na qual o rosto conquista uma presença central.
O seu intenso trabalho enquanto pintora leva-a a participar, em Portugal e no estrangeiro, em várias exposições colectivas e individuais, das quais se destacam: Galeria Cirurgias Urbanas, circuito da Miguel Bombarda, Porto (2008); Casa das Artes, Famalicão (2006), Aveiro Jovem Criador (2006); Laboratório das Artes, Guimarães (2006); Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (2006); Galeria da Livraria Portuguesa, Macau (2003); I Prémio de Rothschild de Pintura, Lisboa (2003); Galeria LCR, Sintra (2002).
Em 2007 são-lhe atribuídas duas menções honrosas em prestigiados concursos de âmbito nacional: no certame “Aveiro Jovem Criador 2007”, na categoria de Fotografia, e no “Prémio Salúquia às Artes” da cidade de Moura, na categoria de Pintura.