29.5.08

CAMANÉ


SÁBADO 21 JUNHO

Camané está de regresso… aos originais gravados em disco, aos originais interpretados em palco! De 1995 a 2003, editou cinco trabalhos discográficos, sendo o primeiro “Uma noite de fados” e o último “Como sempre…como dantes”, duplo ao vivo. Pelo meio, três fabulosos álbuns: “Na linha da vida” (1998), “Esta coisa da alma” (2000) e “Pelo dia dentro” (2001) e ainda um DVD “Ao vivo no S. Luiz” para além da participação em projectos ligados a outros estilos musicais.

Todas essas experiências artísticas contribuíram para o caminho em termos interpretativos que Camané trilhou e alcançou sempre com uma postura de sobriedade, respeito e rigor perante o Fado, a sua arte indiscutível.

Insistindo na divulgação de um repertório centrado no seu lado Tradicional, sem deixar de arriscar ao utilizar novas linguagens poéticas e musicais, os novos fados reflectem duas vertentes, uma de novidade – temas inéditos de Alain Oulman, poemas de Luís de Macedo nunca antes musicados, um “fado” de Sérgio Godinho ou uma letra de Jacinto Luas Pires num fado tradicional – outra pelas escolhas que já deram bons frutos – poemas de Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello, a irresistível métrica de Manuela de Freitas e as inconfundíveis melodias de José Mário Branco.

http://www.myspace.com/camane1

HOLA A TODO EL MUNDO


SÁBADO 14 JUNHO

De Espanha chega-nos uma das bandas mais promissoras do Pop/Rock actual. 3 rapazes, 3 raparigas, um sexteto que abraça os sons mais festivos de uns Arcade Fire com a alegria contagiante de uns Architecture In Helsinki. Raízes Folk e Pop-Rock alimentado por diversos instrumentos que preenchem a sonoridade dos Hola a Todo el Mundo. Recentemente o grupo foi escolhido para acompanhar nomes como os Vetiver ou A Hawk and a Hacksaw. Um concerto para amantes de música bonita e para aqueles que gostam de sorrir e sonhar.

http://www.myspace.com/holaatodoelmundo

28.5.08

NOITES PIANO BAR


RUTA BARISAITE E MARCINKUS BANDEIRA
QUARTA 04 JUNHO

DANIELA GALBIM (SOUL R&B POP)
QUARTA 11 JUNHO

ALEX HONWANA E MARTA FERREIRA (JAZZ)
QUARTA 18 JUNHO

TIAGO SIMÃES (JAZZ)
QUARTA 25 JUNHO

CAFÉ CONCERTO


FATINHA (MÚSICA POPULAR BRASILEIRA)
SABADO 07 JUNHO

MINNEMANN BLUES + RUI AZUL (BLUES)
SEGUNDA 09 JUNHO

FUNKY FEVER (SOUL FUNK DISCO)
SÁBADO 28 JUNHO

BANDA MUSICAL DE PEVIDÉM + ORFEÃO COELIMA + PIERRE DUDOT (SOLISTA)


TERÇA 10 JUNHO

Um espectáculo dirigido por Vasco Silva de Faria.
Organização: Sociedade Musical de Pevidém.

PALCO PRIVADO


EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE DÉLIA DE CARVALHO
06 DE JUNHO A 13 DE JULHO

“Desenho e pinto apenas pessoas, sem adereços ou cenários. São eles que ocupam um lugar central nas minhas opções estéticas, pois afinal são eles também o primeiro referente que habitamos, lugar das projecções mais significativas do nosso imaginário. Interessa-me captar através do rosto/corpo as tensões emocionais e sexuais. Crio personagens andróginas com uma identidade sexual algo ambígua. Surgem-nos numa postura inquietante, estática, por vezes frágeis, outras vezes seguras e fortes, mas quase sempre a olharem expectantes para fora do quadro, como quem espera uma resposta em atitudes de confronto para consigo e para com os outros. São como espelhos de uma alma que o corpo procura velar e esquecer. São o palco das projecções mais íntimas, um lugar privado onde se revelam emoções e impulsos”.

BIOGRAFIA
Délia de Carvalho, nasceu em Chatillon, Paris em 1975. Fez o Bacharelato em Desenho na Escola Superior Artística do Porto (E.S.A.P.) e a Licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos (E.S.A.D.). Em 2005, foi discente do Curso de Desenho de Figura Humana na Escola Superior Artística do Porto – Extensão de Guimarães (E.S.A.P.).
A pintura assume um papel preponderante na sua vida a partir de 1999, sendo a ideia corpo o seu objecto de pesquisa plástica, assumindo uma linguagem pictórica expressiva de arrojados nus, desenho rápido, agreste e sensual. As suas obras mais recentes denunciam uma visão mais intimista, na qual o rosto conquista uma presença central.
O seu intenso trabalho enquanto pintora leva-a a participar, em Portugal e no estrangeiro, em várias exposições colectivas e individuais, das quais se destacam: Galeria Cirurgias Urbanas, circuito da Miguel Bombarda, Porto (2008); Casa das Artes, Famalicão (2006), Aveiro Jovem Criador (2006); Laboratório das Artes, Guimarães (2006); Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (2006); Galeria da Livraria Portuguesa, Macau (2003); I Prémio de Rothschild de Pintura, Lisboa (2003); Galeria LCR, Sintra (2002).
Em 2007 são-lhe atribuídas duas menções honrosas em prestigiados concursos de âmbito nacional: no certame “Aveiro Jovem Criador 2007”, na categoria de Fotografia, e no “Prémio Salúquia às Artes” da cidade de Moura, na categoria de Pintura.

7.5.08

PHOEBE KILLDEER & THE SHORT STRAWS


SÁBADO 24 MAIO

Phoebe Killdeer (vocalista dos Nouvelle Vague) vem a Portugal apresentar o seu disco de estreia com os Short Straws. Considerada pela imprensa Britânica como a nova Pj Harvey, esta talentosa vocalista assume em “Weather’s Coming” uma postura rebelde sem nunca perder a sua sensualidade, à qual já nos habitou nos Nouvelle Vague. A influência do guru Tom Waits é assumida na perfeição. Numa primeira audição, as conclusões são imediatas: estamos perante um excelente disco rock, puro e singular apresentado agora ao vivo no palco do São Mamede.


Sala de espectáculos - 22h00
Plateia: 15 euros | 1º balcão: 20 euros | 2º balcão: 17 euros

LOTO + HIPNÓTICA


SÁBADO 10 DE MAIO

O São Mamede é o palco perfeito para celebrar a reunião de duas das mais entusiasmantes bandas nacionais. Dos Hipnótica, há que dizer que são possuidores de uma das sonoridades mais singulares do panorama nacional, um jazz-rock-electro-trip-hop tão desconcertante quanto marcante. O ultimo álbum 'new communities for better days' (produzido por Wolfgang Shloegl dos Sofa Surfers) esteve entre os melhores álbuns de 2007 em grande parte das listas de media, elevando a Banda de Lisboa a um estatuto quase intocável.

Dos Loto, é sabido que são uma das Bandas impulsionadoras do movimento ‘MadBaça’ onde se funde a pop com a electrónica, criando uma mescla unica que ao vivo adquire uma intensidade cativante, transformando qualquer concerto numa celebração. O seu último álbum 'Beat Riot' contou com ilustres convidados, sendo incontornável a presença de Peter Hook dos lendários New Order e de Del Marquis dos Scissor Sisters. Um espectáculo a não perder.

Sala de espectáculos - 22h00
Plateia: 7 euros

KALASHNIKOV


SEXTA 16 MAIO

Kalashnikov Army é uma banda portuguesa, formada em 2007. O seu estilo musical é definido pelos mesmos como Wartime Rock ‘n’ Roll. Os seus temas líricos destacam-se pela guerra, armas, morte, violência e destruição.

From Bosnia to Colombia , from Afghanistan to Tchetchenia, from Liberia to Iraq wherever there is war, you will hear the Kalashnikov sound. Having given over 2000 concerts, they are one of the most experienced bands in the world. Hate, destruction and violence are the inspiration of this band that will take your breath away. After all theses years they finally recorded their first CD: “Oh Yeah Motherfucker” !!! One Thing is certain: you’ve never heard anything like this before !!!

KALASHNIKOV + SQUARE + ECHIDNA + IN VEIN
Sala de espectáculos - 22h00
Plateia: 10 euros

NOITES PIANO BAR


QUARTA O7
JOÃO FILIPE
(POP: voz e guitarra)

QUARTA 14
MINNEMANN BLUES
(BLUES: voz, piano e saxofone)

QUARTA 21
DUO PAGÚ
(BOSSA NOVA E MPB: voz, guitarra e percussão)

QUARTA 28
SOUL MATES
(FUNK: Quarteto 4 Swing + Ana Paula Campos)

Horário: 22h00
Local: café-concerto
Entrada livre com consumo obrigatório