18.12.07

JOSÉ CID


SÁBADO 26 JANEIRO

José Cid liderou a renovação da música popular portuguesa no fim dos anos 60, inicio dos anos 70 com “A Lenda D´El Rei D. Sebastião, tema mais emblemático do Quarteto 1111. Até à Revolução dos Cravos foi um dos cantores mais censurados pela ditadura de Salazar com 2 Lp e vários singles proibidos.

A sua criatividade, inspiração e ousadia como compositor foram responsáveis por grandes êxitos como as baladas “Na cabana junto à praia” e Cai neve em Nova Iorque”. Com uma atitude mais vanguardista inicia o rock sinfónico em Portugal com o lendário álbum “10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte”, com uma edição em Portugal em 1977 e reeditado por “Art. Sublime”, de Los Angeles em 1994, que é votado pela crítica mundial (revista “Q” e “Bilboard”) como um dos melhores 100 álbuns do milénio (nº57).

Nos anos 80 e 90 explora o lado da música étnica com “Ode a Federico Garcia Lorca” e “Camões, as Descobertas e Nós”, sempre com as guitarras portuguesa de Coimbra e Lisboa como sons de prioridade. O fado, a música tradicional portuguesa e o jazz são outras das áreas menos conhecidas, mas exploradas pelo artista de forma bastante ousada e vanguardista.

Em 2006 produz o seu próprio Label Vinyl, “Baladas da minha Vida”, que se transformou em disco de platina nos primeiros dois meses de venda, tendo atingido o reconhecimento de todas as gerações pela sua originalidade.

Sala de espectáculos - 23h15
Plateia: 15 euros | 1º balcão: 25 euros | 2º balcão: 20 euros